Jornalismo da UFRRJ participa de evento em Uberlândia

por Ivana Barreto

Esse texto pretende levar aos leitores do ICHS em Foco a participação do curso de Jornalismo da UFRRJ no 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre os dias 27 e 30 de abril.

E foi com o desejo primordial de divulgar as diversas experiências e projetos desenvolvidos desde 2010 por alunos e professores do Jornalismo na Rural que, no dia 27, três professoras do curso, entre elas eu, chegaram à cidade de 600 mil habitantes doTriângulo Mineiro. Uma região acolhedora, onde a gentileza predomina nas relações entre os que lá vivem e aqueles que “desembarcam” por esse ou aquele motivo.

Desde a abertura do evento, na noite do dia 27, até a apresentação dos últimos Grupos de Pesquisa (GPs), no dia 30, muitas histórias para contar àqueles que acompanham nossas postagens. Por isso, como professora de Introdução à Linguagem Jornalística e editora do ICHS em Foco, lançarei mão da “licença poética” no sentido de que o presente relato possa ser, também para mim, um espaço de experimentação e aprendizagem.

A abertura

Foto de Ivana Barreto
Realizada no auditório 3Q do Campus Santa Mônica, a solenidade, que antecedeu a Conferência de Abertura, proferida pelo diretor da Universidade de Antióquia (Colômbia), Raul Osório Vargas, contou com as seguintes presenças, além do Reitor da UFU, Alfredo Júlio Fernandes Neto: Coordenador Geral da organização do 14º ENPJ, professor Gérson de Sousa (UFU); coordenadora do Curso de Jornalismo da UFU, professora Adriana Cristina Omena dos Santos; professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR) e presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Sérgio Luiz Gadini; presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenarj), Celso Schröder; e do diretor da Faculdade de Educação da UFU, Marcelo Soares.

A coordenadora do curso de Jornalismo, Adriana Omena, uma das primeiras a falar, lembrou que o curso da UFU é recente e destacou alguns números e metas alcançados.

– Com três anos de atividade, já temos quatro turmas, dez professores, um programa diário da TV universitária e promovemos 50 eventos.

Celso Schröder (Fenarj), por sua vez, ressaltou sua convicção da formação universitária para o exercício da profissão.

– Não se pode negar a necessidade da formação de 3º grau para a prática profissional.

Já o professor Marcelo Soares (UFU), afirmou que o diálogo entre a comunicação e a educação produz resultados bastante positivos.

– É de fundamental importância o encontro entre os campos da educação e da comunicação. As conseqüências deste encontro são extremamente ricas, dinâmicas, tanto para a formação dos futuros educadores como para a dos futuros jornalistas.

Os GPs

No 10º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, realizado nos dias 28 e 29, como parte da programação do 14º Encontro, ocorreu a apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa (GPs).

Foto de Cristiane Venâncio
No primeiro dia, no GP4 – Produção Laboratorial – Eletrônicos, coordenado pelo professor Juliano Carvalho (UNESP) e vice-diretor de Relações Institucionais do FNPJ, foi a vez da autora do presente texto e da professora Alessandra Carvalho apresentarem seus trabalhos.

Quanto a mim, obviamente, relatei a experiência e o desenvolvimento do ICHS em Foco nos seus dois anos de existência, com o estudo “ICHS em Foco: uma reflexão para o ensino e a prática jornalística no Brasil”. Já a professora Alessandra, com o trabalho “Pesquisa e Produção em Jornalismo Científico: experiência de criação do laboratório Agenotic para web”.

Foto de Ivana Barreto
No dia seguinte, as professoras Simone Orlando, no GP6 – Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino, e Cristiane Venâncio, no GP5 – Produção Laboratorial – Impresso, expuseram outras facetas do trabalho que vem acontecendo no curso de Jornalismo da UFRRJ. A primeira, com a apresentação do estudo “Narrativa de uma experiência em curso: a graduação em Jornalismo na UFRRJ”; a segunda, com o relato “Planejamento Editorial e Editoração Eletrônica: uma parceria entre texto e imagem em sala de aula”.



Encontros e histórias

Entre um debate e outro, no pátio do bloco 3Q, alguns stands chamavam a atenção dos participantes do Encontro, entre eles eu. Percebi que, além dos expositores de títulos da área de comunicação e outras correlatas, o trabalho do Sinhá Recicla ganhou a atenção dos que iam e vinham. Então, como fiel repórter, lá fui eu “farejando” uma boa pauta.

Para o leitor entender melhor, um breve histórico. O projeto surgiu em 2008, com o apoio do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (CIEPS), da Pró-Reitoria de Extensão da UFU. Dessa forma, a Universidade cede um espaço (uma pequena casa) para a realização de oficinas e um aluno bolsista, além de local para a exposição dos objetos produzidos, sempre que acontece algum evento no campus.

Sônia Vasconcelos fala do projeto Sinhá Recicla
Com muitas histórias para contar, a coordenadora do projeto, Sônia Vasconcelos, ressalta que a confecção artesanal dos objetos (bolsas, mochilas, colares, chaveiros, entre outros) só utiliza material reciclado e é realizado, além das 13 colaboradoras do Sinhá Recicla, por pessoas de áreas carentes da região.

– Todos trabalham em suas casas e, depois, reunimos o material para a exposição. A verba arrecadada vai para quem produziu. Com isso, estamos ajudando a dar mais dignidade a pessoas que têm uma realidade muitas vezes difícil.

Outra participante do projeto, Cleide Moura, que coordena o “Tear da vovó”, lembra que o grupo reúne 80 pessoas, envolvidas diretamente, e mais de mil, indiretamente.

– Todos os que estão no Sinhá Recicla sabem que só podemos utilizar material orgânico, nada químico. O papel é totalmente de fibras vegetais.


Neuza, Sonia e Cleide mostram os trabahos do Sinhá

Apesar de todo o sucesso alcançado por onde passa, o Sinhá Recicla enfrenta o maior obstáculo para a venda dos seus produtos: um local para exposição. Assim, os interessados em conhecer e, quem sabe, ajudar a tocar adiante uma experiência rica e colaborativa podem obter maiores informações pelo email sonia@sinharecicla.com.br. Ou então no site http://www.teardavovo.com.br/.
Quanto a mim, mais uma vez, gostei do que vi e trouxe, na bagagem, um chaveiro produzido pela Ilma.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages